CARLOS ALBERTO MOURA

Caminhando juntos e na mesma direção

Pin It

O associativismo, enquanto forma de organização social, consiste na agregação voluntária de pessoas, sem fins lucrativos, com o objetivo de satisfazer as necessidades coletivas ou alcançar os objetivos comuns, via cooperação. Esta forma de organização coletiva tem como objetivos reunir esforços para reivindicar melhorias na comunidade, defender os interesses dos associados, desenvolver interesses coletivos de trabalho, produzir e comercializar de forma cooperada, melhorar a qualidade de vida e participar do desenvolvimento da região na qual as associações estão inseridas.

Partindo para uma vertente mais empresarial, o associativismo pressupõe que as empresas utilizam a cooperação/colaboração para defender e potencializar o seu segmento e melhorar as suas estratégias competitivas no mercado. Decorre então, que o associativismo empresarial tem como objetivo principal defender os interesses dos empresários e cooperar com as entidades públicas e privadas, assim como faz o Sinduscon-GO desde 1948, ano da sua fundação.

Considerando que o associativismo pode funcionar como uma ferramenta estratégica para o crescimento empresarial, é possível perceber a diversidade de benefícios que dele decorre entre as empresas, sobretudo para aquelas de pequeno porte. Levantamento realizado pelo Sinduscon-GO em fevereiro deste ano, indicou que das cerca de 12 mil empresas filiadas ao Sindicato, 11.600 se enquadram na faixa de “empresas de pequeno porte”, levando em consideração seu capital social.

Daí advém a nossa motivação e o nosso empenho em trabalhar arduamente na criação e disponibilização de soluções coletivas, que estão sendo geradas por meio da prospecção de oportunidades de negócios; desenvolvimento de produtos e sistemas de informação; condições mais favoráveis nas atividades de inovação, facilitando a interação e a parceria com diversas instituições nacionais; resultados econômicos mais favoráveis obtidos de compras conjuntas de materiais, dentre outros benefícios.

Como empresário e presidente do Sinduscon-GO defendemos diuturnamente o trabalho realizado por esta entidade, seja por meio dos integrantes de nossa Diretoria, seja por meio de nosso corpo técnico. Entendemos que apesar de todas as dificuldades políticas, econômicas e morais que hoje vivenciamos no Brasil, uma coisa é certa: temos que enaltecer a atuação madura de todas as associações de classe nas três esferas de governo. Nosso protagonismo vem colaborando para que o resultado do diálogo do setor empresarial com o meio político alcance o bem comum, favorecendo a retomada do crescimento econômico e da geração de empregos.

Especificamente na indústria da construção, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), entidade à qual o Sinduscon-GO é filiado, está totalmente conectada e caminhando junto com os Sinduscon’s de todo país, levantando as demandas, promovendo a união e a participação dos associados. Assim como a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a CBIC tem atuado firmemente para que a indústria da construção seja mola propulsora do desenvolvimento, focando para que os negócios sejam estabelecidos tendo como pilares a sustentabilidade e a ética.

Quanto mais apoio as demandas do setor tiver, maior sustentação terão os nossos pleitos. Para isso, é preciso despir-se do antigo comportamento individualista e apoiar-se nas entidades de classe, especialmente neste momento em que o governo federal está promovendo um chamamento para questões importantes − como as reformas trabalhista e da Previdência −, precisamos estar mais unidos do que nunca. Se você ainda não se juntou àqueles que estão lutando por um país melhor, com justiça social real e legítima, associe às entidades de classe. E, se optar pelo Sinduscon-GO, estamos sempre de portas abertas.

Pin It

Cadastre seu e-mail

Saiba das novidades em primeira mão.
Cadastre-se em nosso portal.