XIII Oficina da Norma de Desempenho acontecerá dia 18 de maio

Pin It
oficina da norma de desempenho logomarca comunidade 15 anos

Com a missão integrar a cadeia produtiva e aumentar a qualidade dos sistemas construtivos, a Comunidade da Construção de Goiânia saiu à frente ao criar, em 2013, a “Oficina da Norma de Desempenho”; subprojeto que agrupa todas as atividades do Sinduscon-GO relacionadas à ABNT NBR 15575. A “Oficina da Norma de Desempenho” nasceu dentro um grupo de trabalho coordenado pela Comunidade da Construção, composto por especialistas de áreas da engenharia e da arquitetura, os quais vêm auxiliando na formatação das atividades voltadas ao conjunto normativo. Devido à multidisciplinaridade desse grupo a “Oficina da Norma” se tornou referência em capacitação profissional no que tange à NBR 15575.

Entre 2013 e 2016, foram realizados 12 módulos da “Oficina da Norma”. No primeiro ano, os temas escolhidos para os seminários foram: aspectos jurídicos; desempenho acústico; desempenho térmico e lumínico; projetos de arquitetura; e metodologia de implantação da norma. Em 2015, aconteceram mais quatro encontros: módulo de esquadrias e guarda-corpos; módulo sobre orientações para produção dos manuais de uso, operação e manutenção das edificações; módulo de segurança contra incêndio; e o módulo de incorporação imobiliária. Ano passado, foram realizados outros três encontros, sendo discutidos os seguintes temas: sistemas de vedações verticais em alvenaria; sustentabilidade e eficiência energética; e compras em conformidade com a Norma de Desempenho. Por apresentar uma grande qualidade técnica a “Oficina da Norma de Desempenho” ganhou o País, tendo suas ações realizadas em diversos polos da Comunidade da Construção Nacional. Somente em Goiânia, nos últimos três anos, foram qualificados mais de 1.500 profissionais, em 75 horas de cursos e palestras.

Com a confiança de que todas essas iniciativas promovem, ao longo do tempo, um impacto positivo na cadeia da indústria da construção, a coordenação da Comunidade da Construção de Goiânia realizará, em 18 de maio de 2017, a “XIII Oficina da Norma de Desempenho”. Dentre os tópicos a serem abordados, salienta-se: “Especificações de materiais, componentes e subsistemas das edificações” e “Adequações dos laboratórios nacionais para atendimento às exigências do conjunto normativo”. Já estão confirmados representantes do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Espera-se ainda a participação de representantes do Ministério das Cidades, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Associação Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído (Antac).

Os profissionais interessados em participar desse evento único poderão obter outras informações no site da “Oficina da Norma de Desempenho”: www.oficinadedesempenho.com.

XI Oficina da Norma de Desempenho, realizada nos dias 22 e 23 de junho de 2016, no Teatro João Alves de Queiroz

XI Oficina da Norma de Desempenho, realizada nos dias 22 e 23 de junho de 2016, no Teatro João Alves de Queiroz

XI Oficina da Norma de Desempenho, realizada nos dias 22 e 23 de junho de 2016, no Teatro João Alves de Queiroz

Pin It

Cadastre seu e-mail

Saiba das novidades em primeira mão.
Cadastre-se em nosso portal.