SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DAS ARGAMASSAS

Pin It

DE VOLTA A GOIÂNIA APÓS 24 ANOS DE SUA PRIMEIRA EDIÇÃO

LOGO COMUNIDADE SBTAO Simpósio Brasileiro de Tecnologia das Argamassas (SBTA) está de volta a Goiânia após sua primeira edição, no ano de 1995, que marcou o início de um evento de sucesso nacional, com muitas contribuições à tecnologia das argamassas e revestimentos. Realizado sempre no âmbito da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Antac), o evento tem destacado os principais avanços em termos da tecnologia das argamassas, ressaltando as contribuições da pesquisa científica e tecnológica em busca de um melhor padrão de qualidade para as argamassas de construção, assim como de melhores índices de produtividade. Historicamente, pela forma menos criteriosa e elaborada com que são concebidas algumas das argamassas de obra, são altos os índices de não conformidade e de manifestações patológicas associados a esses materiais de construção. O resultado é, em geral, uma elevação do custo de manutenção, além de transtornos variados na relação da empresa construtora com o usuário final da edificação, sem falar nos riscos que perigosamente permeiam os ambientes habitados.

Em 1995, o evento reuniu no Centro de Convenções de Goiânia quase 400 pessoas, trazendo a “nata” dos pesquisadores de argamassas do país e, também, fortes representantes da cadeia produtiva das argamassas, o que levou a instalação de uma área considerável de expositores, com algumas das mais importantes empresas nacionais do setor. Dois convidados internacionais vieram: o Prof. Dr. Hector Gallegos Vargas, da Pontifícia Universidade Católica do Peru (especialista em alvenaria) e o Dr. Christian Leujeune, do Centre Scientifique et Technique du Batiment (CSTB), da França. Foi nesse primeiro evento que nasceu uma importante interação com pesquisadores de Portugal, em especial do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), de Lisboa, das Universidades de Aveiro e do Porto, e da Associação Portuguesa dos Fabricantes de Argamassas e ETICS, que em muito se intensificou nos eventos subsequentes.

foto comunidade legenda sup

O evento de 2019 pretende novamente “fazer história”. Comemorando 24 anos do início desse importante fórum nacional, o XIII SBTA pretende fazer um balanço técnico e científico, atualizando assim o estágio do conhecimento nesse tão problemático campo das argamassas de construção. Em plena era do desempenho das edificações, o momento atual demandará requisitos muito mais consistentes para as argamassas, o que certamente colocará em pauta, no evento, trabalhos que primem pelo atendimento ao desempenho, mediante o cumprimento de requisitos acústicos, térmicos, de estanqueidade, de durabilidade, etc. A expectativa é que o XIII SBTA, a se realizar em Goiânia, sob a liderança da UFG e com coparticipação da Comunidade da Construção, marque uma nova era nos eventos sobre as argamassas e revestimentos no país.

Dia do Construtor

Além dos espaços científicos, nos quais serão discutidas as argamassas dentro de um viés acadêmico e de pesquisa (na linha da ciência dos materiais), haverá também um espaço mais tecnológico, destinado aos trabalhos aplicados e que envolvam boas e inovadoras práticas construtivas. Nesse dia do construtor, espera-se reunir as cadeias produtivas das argamassas de construção, com a apresentação das novidades tecnológicas de obra, tendo uma presença marcante de construtores, fabricantes e aplicadores, além, evidentemente, do público da academia (professores, pesquisadores e estudantes).

Histórico dos SBTAs realizados no Brasil

I SBTA (Goiânia, 1995), II SBTA (Salvador, 1997), III SBTA (Vitória, 1999), IV SBTA (Brasília, 2001), V SBTA (São Paulo, 2003), VI SBTA (Florianópolis, 2005), VII SBTA (Recife, 2007), VIII SBTA (Curitiba, 2009), IX SBTA (Belo Horizonte, 2011), X SBTA (Fortaleza, 2013), XI SBTA (Porto Alegre, 2015) e XII SBTA (São Paulo, 2017).

OSWALDO CASCUDO e HELENA CARASEK,
professores da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Pin It

Cadastre seu e-mail

Saiba das novidades em primeira mão.
Cadastre-se em nosso portal.