The current Bet365 opening offer for new customers is market-leading bet365 mobile app You can get a free bet right now when you open an account.

A construção do futuro das cidades está nas mãos do cidadão

A construção do futuro das cidades está nas mãos do cidadão
Pin It

O Brasil passa por um momento profundo de mudanças que nos oferece desafios e oportunidades. O desafio principal é reaquecer a economia de forma sustentada, criando um novo ciclo de crescimento com geração de emprego e renda. A oportunidade é construir um novo paradigma para a gestão pública, aproximando a atuação dos governos à expectativa do cidadão, ancorando as gestões na ética e na transparência e resgatando o planejamento estratégico. Planejar as cidades significa mapear demandas e necessidades e organizar sua execução, de forma continuada e organizada, com metas definidas e a participação ativa da sociedade. Ninguém além do cidadão conhece as necessidades da sua comunidade e pode fiscalizar o poder público, induzindo a administração pública para o caminho da excelência. É com essa perspectiva que criamos e temos levado a todo o Brasil o projeto “O Futuro da Minha Cidade”.

Estratégico na agenda da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), “O Futuro da Minha Cidade” tem como objetivo mobilizar a sociedade e torná-la protagonista na gestão das cidades, estimulando o planejamento de ações e criando soluções que fomentem a sustentabilidade urbana. Esse projeto oferece um modelo de trabalho que envolve as principais lideranças do município, com a participação voluntária daqueles que desejam contribuir com a sua cidade. Para isso, são formados conselhos que planejam as ações e formam as alianças necessárias à sua execução. Hoje, “O Futuro da Minha Cidade” é, sem sombra de dúvidas, uma contribuição relevante da construção civil para a melhoria das cidades e a conscientização do cidadão.

Sua execução vem ganhando força, mobilizando nossos Associados e conquistando novos apaixonados em todas as cidades onde é apresentado. Esse projeto replica uma experiência exitosa da cidade de Maringá, que em 1996 criou o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), que ainda hoje auxilia o governo local na gestão de políticas públicas de médio e longo prazo. Idealizado pelo então prefeito Sílvio Barros, hoje consultor da CBIC, o Codem contribuiu em muito para que Maringá tenha se tornado referência nacional em educação, saúde e serviços públicos municipais.

“O Futuro da Minha Cidade” é realidade hoje em diversas cidades brasileiras, levado pelo compromisso e entusiasmo dos Associados da CBIC, que têm compreendido a importância de induzirmos o desenvolvimento sustentado dos municípios pela maior participação do cidadão. Hoje, além de Goiânia, são muitos os apaixonados em atividade: Brasília (DF), Cascavel (PR), Chapecó (SC), Joinville (SC), Manaus (AM), Porto Velho (RO), Recife (PE), São Luís (MA), Uberlândia (MG), Vitória (ES) e Volta Redonda (RJ).

Essas cidades abraçaram a proposta, estruturaram seus Conselhos e já olham para o futuro buscando um horizonte de desenvolvimento, realização e oportunidades para o cidadão.

Esse é o futuro que a construção civil deseja para todos os brasileiros.

JOSÉ CARLOS MARTINS,
presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC)

Pin It

Cadastre seu e-mail

Saiba das novidades em primeira mão.
Cadastre-se em nosso portal.