Sarkis Nabi Curi

Comissão de Materiais e Tecnologia do Sinduscon-GO: atuação em prol da inovação nas empresas

Pin It

A Comissão de Materiais e Tecnologia (Comat) foi instituída pela Câmara Brasileira da Construção (CBIC), assim como as demais Comissões que a integram, e fazem parte das estruturas dos Sinduscons, com o objetivo de prestar serviços às empresas do setor e defender seus interesses em todas as questões demandadas por elas.

A Comat instituiu e atua junto ao Prêmio de Inovação Tecnológica da CBIC, com o objetivo de incentivar o estudo e a pesquisa de técnicas e tecnologias buscando o conhecimento em parceria com escolas, universidades, laboratórios, entidades governamentais, entre outros, para promover a industrialização e aumento da produtividade, redução de custos, sustentabilidade, impacto social, segurança e qualidade do trabalhador. A difusão da inovação é um trabalho diário da Comat, que é feito por meio da realização de cursos e palestras, seminários, encontros que integram todos os elementos da cadeia produtiva, e cursos específicos para formação e aperfeiçoamento dos profissionais da engenharia.

Acompanha o comportamento dos preços e da qualidade dos insumos empregados pelas empresas, assim como a escassez de oferta no mercado interno, principalmente os fabricados por monopólios e cartéis. A observação sistemática da evolução do mercado fornecedor é uma ação necessária para apoiar as empresas nas suas atividades, no caso de diminuição da oferta de insumos no mercado interno. A importação para suprir eventual diminuição da oferta é um recurso utilizado pela Comissão para frear a majoração desleal de preços e regularização do mercado fornecedor.

Atua, junto à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e ao Comitê Brasileiro de Construção Civil (CB-02), acompanhando as normas vigentes, as que estão em consulta pública e os projetos de novas normas que se encontram nas Comissões de Estudo, informando e orientando, sempre que solicitado, aos associados.

Projetos criados e desenvolvidos pela Comat:

  • Comitê de Tecnologia − É o Grupo de Trabalho criado para discussão e análise de temas com a finalidade de modernizar o processo construtivo. É sua função: prover informações nas áreas de inovação tecnológica, de ciência e tecnologia, de pesquisa e desenvolvimento e, ainda, contribuir para seu aprimoramento, fortalecimento e competitividade das empresas associadas;
  • Divulgação e disseminação da NBR 15575 – Norma de Desempenho;
  • Arranjo Produtivo Local (APL) – Grupo de Trabalho criado para promover a interação entre empresas localizadas em todo o território goiano, em especializações produtivas e vínculos de aprendizagem entre si e outros agentes, tais como: governo, sindicatos, associações empresariais, ensino e pesquisa. Elas compartilham formas de cooperação por meio de mecanismos que visam estimular o atendimento às normas técnicas e, consequentemente, seu fortalecimento e crescimento junto ao mercado. O APL, realizado pelo Comitê de Tecnologia, fez com que os sindicatos fornecedores de insumos e materiais para a construção chegassem à conclusão que era necessário a união de forças para aperfeiçoamento e crescimento no mercado. Daí surgiu a Câmara da Indústria da Construção da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (CIC/Fieg), formada por 15 sindicatos do segmento, que se uniram para fortalecer a cadeia por meio da discussão e busca de soluções para as questões que envolvem suas atividades;
  • Cepac/Pisac − Grupo de Trabalho Criado pela Comat no Sinduscon-GO, em parceria com a CBIC e a UnB, para projetar, desenvolver e implantar a Casa do Futuro, no Centro de Estudos e Pesquisas no Parque de Inovação e Sustentabilidade no Campus UnB do Gama, no Distrito Federal.

A importância da atuação da Comat na indução ao associativismo, e no incentivo à adoção da inovação, tem promovido o desenvolvimento das empresas, apoiando-as nos desafios exigidos por um mercado cada vez mais competitivo. Para o diretor de Materiais e Tecnologia do Sinduscon-GO, Sarkis Nabi Curi, “o associativismo é a união de todos visando o fortalecimento do setor, que proporciona, inexoravelmente, o benefício individual de cada empresa. Dentro desse espírito, a Cooperativa de Compras – Coopercon − tem se mostrado uma ferramenta inteligente para maximização dos recursos, redução de custos e aumento dos resultados”.

grua

Pin It

Cadastre seu e-mail

Saiba das novidades em primeira mão.
Cadastre-se em nosso portal.