Cadeia da Indústria da Construção promove qualificação do setor

Pin It

A Câmara da Indústria da Construção (CIC) da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), realizou nesta terça-feira (09/05) o “1º Encontro da Cadeia da Construção”, na Casa da Indústria; oportunidade em que reuniu construtoras, incorporadoras e fabricantes de materiais para discutir a qualidade nas edificações e gerar oportunidades de negócios. A CIC conta com a participação ativa de 15 sindicatos representativos de setores industriais integrantes da cadeia da indústria da construção, seja no fornecimento de insumos, serviços ou execução de obras. Durante a abertura do evento, o presidente da Fieg, Pedro Alves de Oliveira, enfatizou que a união das entidades fortalece a cadeia e contribuirá para a melhoria dos produtos e serviços, por meio do avanço tecnológico; questão que ele considera como fundamental para a sobrevivência das empresas no cenário atual.

O presidente da Câmara, engenheiro Sarkis Nabi Curi, esclareceu que o propósito do Programa idealizado pela CIC é o desenvolvimento da cadeia da construção, a fim de atender aos requisitos normativos, em especial à Norma de Desempenho de Edificações; além de buscar o fortalecimento da cadeia regional. Uma das metas do Programa é gerar comercialização dos produtos produzidos em Goiás para o mercado local, o que contribuirá com economia, sustentabilidade e promoção do crescimento econômico do Estado de Goiás. Esse objetivo, em sua opinião, só será alcançado por meio da união de toda a cadeia, com investimentos em inovação e combate à informalidade. As indústrias participantes se comprometeram a aderir ao Programa de Qualificação de Fornecedores, com foco no atendimento às normas técnicas. O Programa conta com apoio do Sesi, Senai, IEL, ICQ Brasil, Sebrae e outros organismo que contribuirão com o desenvolvimento e aprimoramento de processos e produtos.

Dentro da visão de valorização da cadeia produtiva local, foi lançado o portal Cadeia da Construção (www.cadeiadaconstrucao.com). Lúcio Flávio, profissional responsável pelo desenvolvimento da plataforma, apresentou o portal que foi criado para dar visibilidade às empresas, além de disponibilizar conteúdo informativo relacionado ao setor e gerar oportunidades de negócios. O portal conta com um amplo classificados, que funciona como um shopping virtual, onde os interessados poderão consultar o nome, localização, contatos e demais informações sobre as empresas fabricantes de materiais em Goiás, que assumiram o compromisso da qualificação técnica. Segundo Luiz Flávio, a função do portal vai além da informação pura e simples, “ele tem o objetivo de conectar pessoas”.

Ainda para a promoção da qualificação do segmento, foi apresentado o Grupo de Trabalho constituído pela CIC para promover a qualificação para o uso do BIM – Modelagem de Informações da Construção, sistema inovador integrado que permite o planejamento e gestão de todos os processos relativos a obras e empreendimentos; desde projetos, compras, orçamentos, gestão de informações administrativas, etc. O projeto foi apresentado pelo consultor nas áreas de engenharia, arquitetura e compatibilização, Kildere Whikichan, e pelo diretor do Sinduscon Jovem, Romeu da Silva Neto. O consultor destacou a importância de se acreditar na inovação e parabenizou a Fieg por ser confiante nesta importância. Em sua opinião a ferramenta BIM será um marco nacional, pois incentiva o desenvolvimento da cultura do planejamento e resolve questões recorrentes de incompatibilização de projetos.

O encontro incluiu em sua programação Mesa Redonda que discutiu a Norma de Desempenho NBR 15.575, os requisitos normativos e dos clientes; bem como o cenário atual do mercado, seus desafios e o papel das empresas e instituições na adequação de seus produtos e serviços para atender às demandas do desempenho das edificações. Participaram da Mesa Redonda o presidente da CIC, Sarkis Nabi Curi; o diretor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Paulo Afonso Ferreira; o presidente do Sinduscon-GO, Carlos Alberto Moura; o presidente da Ademi-GO e do Codese, Renato Correia; o presidente do Crea-GO, Francisco Almeida; o representante da Caixa Econômica Federal, Flávio Valente; e o presidente do Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais (Simagran-GO), Eliton Rodrigues. Entre os assuntos discutidos: a compra por qualidade, atendendo às especificações de projeto, com preço justo; abertura do olhar para as oportunidades; competitividade; uso de metodologia e sistemas inovadores que promovam aumento de produtividade e consequente economia; investimento em serviços especializados; fortalecimento das parcerias; importância da certificação dos insumos; responsabilidade compartilhada e desenvolvimento da gestão.

O evento contou ainda com exposição de produtos de empresas participantes do Programa e com homenagem ao governo do Estado de Goiás em comemoração aos 80 anos de construção do Palácio das Esmeraldas. A homenagem foi recebida pelo secretário estadual da Fazenda, Fernando Navarrete, que representou o governador Marconi Perillo.

Cadeia da Indstria da Construo promove qualificao do setor02

Pin It

Cadastre seu e-mail

Saiba das novidades em primeira mão.
Cadastre-se em nosso portal.