Sinduscon-GO promove fortalecimento da união entre iniciativa pública e privada para construção de 30 mil moradias

Pin It

O Sinduscon-GO realizou na tarde desta terça-feira (30/05) o “Encontro Empresarial – Diálogo sobre Habitação”, em parceria com a Agehab, Secima e Caixa Econômica Federal. A iniciativa integra articulação institucional para fomentar a construção de 30 mil unidades do Programa Cheque Mais Moradia − Faixa 1,5 no Estado de Goiás até 2018. Estiveram presentes o presidente da Saneago, Jalles Fontoura; o presidente da Agehab, Luiz Stival; o superintendente executivo de Cidades da Secima, José Carlos Pimenta Cabral; o diretor de Licenciamento Ambiental da Amma, Sandro Parreira; o gerente da Celg Distribuição, Marcos Antônio Barros; o superintende executivo de Negócios Habitação Sul de Goiás da Caixa, Cleomar Dutra Ferreira, entre outras autoridades representantes de órgãos públicos, entidades de classe, além de mais de 70 empresários.

Durante os pronunciamentos na abertura do evento um ponto em comum foi destacado: a importância da união de esforços para que esta oportunidade cumpra seu objetivo de gerar emprego e renda, alavancando assim o mercado e melhorando a qualidade de vida da população. O presidente do Sinduscon-GO, Carlos Alberto Moura, afirmou que a proposta é extremamente positiva, enfatizando a importância da qualidade dos terrenos, dos projetos e também da agilidade na apresentação dos projetos, contratação e aprovação. O diretor da Amma, Sandro Parreira, colocou a Agência à inteira disposição nesta parceria para caminhar junto com os demais órgãos no que tange à agilidade da liberação das licenças, em conformidade com os requisitos legais. Comprometeu-se também com a efetividade e transparência nos processos.

Sinduscon GO promove fortalecimento da unio entre iniciativa pblica02

Jalles Fontoura enalteceu o Programa do Governo de Goiás, considerando a iniciativa como única e ousada. Para ele, esta oportunidade se apresenta como “luz no fim do túnel”, indicando o caminho para a superação da crise instalada no País. Também informou que a Saneago está engajada para contribuir com o que for necessário para a execução destas 30 mil unidades habitacionais. Em relação aos Atestados de Viabilidade Técnica-Operacional (AVTOs) para abastecimento de água e esgoto sanitário ele reforçou o posicionamento de que o órgão atuará no sentido de destravar e dar celeridade às liberações. Visando atender à demanda já projetada, Fontoura anunciou que está sendo elaborado pela estatal, em fase de análise jurídica, programa que trará facilidades à liberação de AVTOs, semelhante ao Produzir.

O gerente da Celg D, Marcos Barros, reafirmou o compromisso da companhia com o desenvolvimento do Estado e informou que a empresa está preparando seu sistema de distribuição para receber essa demanda, com planejamento prévio da logística de materiais e mão de obra. Segundo ele, a Celg está preparada para atender 10 mil unidades habitacionais do Programa já em 2017. Para o presidente da Agehab, Luiz Stival, a iniciativa chega em momento oportuno para a superação da dificuldades por meio da união de esforços, propondo uma nova concepção no que tange à parcerias fundamentais para impulsionar a economia, por meio da geração de emprego e renda. O superintendente da Secima, José Carlos Pimenta, também destacou a força das parcerias e da união das entidades públicas e privadas para que o objetivo proposto seja alcançado o mais rápido possível. Anunciou a determinação do secretário Vilmar Rocha para que os assuntos referentes às habitações de interesse social inseridas no Programa sejam priorizados.

Sinduscon GO promove fortalecimento da unio entre iniciativa pblica03

O evento prosseguiu com programação técnica com discussão de temas de interesse dos empresários que atuarão na construção das 30 mil moradias. A primeira apresentação foi da assessora técnica da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Carla Machado. Sob o tema “Requisitos para qualificação das construtoras ao Programa Cheque Mais Moradia − Faixa 1,5”, ela detalhou as características do programa habitacional do governo estadual, que está inserido no Programa Goiás Mais Competitivo e Inovador, no eixo qualidade de vida, que visa à redução do déficit habitacional, com foco no atendimento a famílias com renda de até três salários mínimos. Ela também esclareceu sobre as formas de acesso para participação das construtoras, sendo basicamente por meio de participação em chamamento público realizado pela Agehab; por meio de apresentação de empreendimento para parceria com aporte de contrapartida a ser realizado pela Agehab; e por meio de participação em chamamento público realizado pelo município. Clique aqui para acessar o conteúdo da palestra na íntegra.
Na sequência, o superintendente executivo da Superintendência de Negócios Habitação Sul de Goiás da Caixa Econômica Federal, Cleomar Dutra Ferreira, realizou exposição sobre “Como dar celeridade ao processo de contratação do Programa Minha Casa Minha Vida − Faixa 1,5”. Ele explicou as especificações de cada faixa de renda do Programa Minha Casa Minha Vida, as características dos empreendimentos habilitados e limite de valores para participação no Programa Cheque Mais Moradia do governo estadual; além de ter abordado também as formas de financiamento às construtoras. Clique aqui para acessar o conteúdo da palestra na íntegra.

Por fim, o presidente do Sinduscon-GO, Carlos Alberto Moura, apresentou o “Sistema Compra Fácil”, projeto que está sendo desenvolvido por meio de parceira do Sinduscon-GO com a Acieg. A ideia da ferramenta é contribuir com a agilidade na execução do programa habitacional visando aproximar compradores e fornecedores para negociação independente para aquisição de insumos, de acordo com padrão construtivo adotado para a Faixa 1,5. O sistema que será disponibilizado no site das entidades contará com fornecedores legais associados à Acieg e clientes selecionados cadastrados no Sinduscon-GO. Por meio de acesso restrito, com uso de senha, o cliente terá disponível formulário online de solicitação dos insumos para cotação, onde o comprador visualizará a melhor cotação de um fornecedor, podendo verificar o menor preço orçado dentro da especificação da construtora e optar por comprar de vários fornecedores, o que poderá proporcionar redução dos custos na compra de insumos.

Sinduscon GO promove fortalecimento da unio entre iniciativa pblica04

Pin It

Cadastre seu e-mail

Saiba das novidades em primeira mão.
Cadastre-se em nosso portal.