Administrar processos e gerir pessoas: simples, importantíssima e desconhecida

Pin It

Sou um apaixonado pela Ciência da Administração! Ela é simples. Já há muito tempo totalmente dominada e tem solução para tudo quando se trata de Gestão! Duvide de qualquer proposta de solução em assuntos de Administração que lhe parecer complexa. Nesta ciência tudo é muito simples e lógico. E como já mencionado, há solução para tudo.

Uma pena que com toda esta relevância que a Ciência da Administração traz para se obter uma gestão de sucesso, existe um olhar pouco atento a ela por boa parte dos empresários e executivos. Parece existir a clara consciência da necessidade de estudar e se capacitar para o exercício de qualquer das diversas profissões liberais existentes: Engenharia, Medicina, Direito, Odontologia, Psicologia, etc. Exceto Administração! A impressão que fica é que administrar todos já nascem sabendo!

A pessoa estuda por no mínimo cinco anos para se formar em Engenharia ou Medicina, por exemplo, algum tempo depois resolve montar sua empresa ou clínica, ou então, é convidada a assumir, como executivo, uma posição de comando e daí... pronto! Agora, além de engenheiro ou médico, passou a ser também administrador... Terá que organizar, planejar, controlar, suprir, orientar processos e pessoas. E como fará tudo isso com excelência tendo se formado em outra especialidade que, via de regra, em seus currículos, nada inclui dos princípios fundamentais na formação de administradores profissionais?

O que acontece na grande maioria dos casos é uma base amadora, de tentativa e erro, apostando tudo no modelo de Administração pelo bom senso que todos nós seres humanos cremos ter! Bom senso é uma qualidade imprescindível para qualquer administrador. Porém, insuficiente quando não está alicerçada ao pleno domínio das boas e velhas técnicas de Administração. O conhecimento técnico aliado à perspicácia e ao bom senso irão garantir a eficácia e a produtividade no desempenho das atividades de um bom administrador!

Portanto, administrar é preciso, mas imprescindível é liderar as pessoas e os processos que precisam ser desenvolvidos por meio delas. Bons administradores nem sempre são bons líderes. E o mesmo acontece com excelentes líderes que não sabem administrar processos. Nessa perspectiva, desenvolvi uma metodologia de Formação de Gerentes Líderes em tempo recorde de 30 horas de curso conceitual e prático. Desafio que tem obtido sucesso quando verifico os resultados de diversos jovens executivos, em posição de liderança, que se desenvolveram por meio desse método e que hoje colhem as metas traçadas por si ou pela a organização.

A metodologia consiste em administrar processos: educando-se para gerir uma ferramenta desafiadora − o tempo, e desenvolver em si capacidade de análise e de busca de soluções de problemas gerenciais; e gerir pessoas: desenvolvendo e ou lapidando habilidades de comunicação, relacionamento intra e interpessoal, liderança situacional, delegação e técnicas de consenso.

O sucesso de toda organização está atrelada a líderes de alta performance. Administrar processos e gerir pessoas é uma competência que pode ser desenvolvida e está ao alcance de todos. Capacite-se!

MARCOS BORELA,
consultor em Gestão e Desenvolvimento Organizacional em âmbito nacional.
Especialista em formação de jovens empresários com foco em sucessão.
É o criador do Método de Formação de Gerentes Líderes em 30 horas

Pin It

Cadastre seu e-mail

Saiba das novidades em primeira mão.
Cadastre-se em nosso portal.